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domingo, 6 de dezembro de 2009
Mudanças Climáticas
O conhecimento que temos sobre “mudanças climáticas” é influenciado e constituído pela
mídia. Tal tema ganhou destaque em jornais, revistas, no cinema e, principalmente na T
V, desde algumas décadas atrás. Acredito que o tema só ganhou maior importância mais recentemente, a partir da divulgação de alguns estudos, relatórios e trabalhos.
De modo geral, o assunto tem sido abordado e apresentado de forma didática e bem interessante, porém é preciso que haja uma análise mais profunda identificando as causas do problema, sua complexidade, seus meandros políticos e econômicos e suas consequências.
Podemos perceber também que os meios de comunicação exploram poucas as diversas possibilidades de enfrentamento do problema, nas suas diferentes dimensões (culturais, econômicas, políticas, sociais, ambientais, éticas...) e quando o fazem, restringem-se a alternativas puramente
tecnológicas e mercadológicas, partindo do princípio de que essas dimensões conseguirão reverter o problema. Decorrem daí abordagens pouco críticas que não questionam o atual modelo de produção e consumo, a relação desigual entre países, não procura identificar as reais raízes do problema.
Enquanto educador ambiental que somos, precisamos perceber o momento atual como uma grande oportunidade de promovermos debates e reflexões político
pedagógicas sobre os vários aspectos deste prisma, gerando efetivas de enfrentamento.
É preciso mudar nossas posturas, rever valores e atitudes; mobilizar diferentes setores da sociedade; pressionar governos, empresas; participar e potencializar espaços políticos; construir alternativas concretas de enfrentamento do problema.
Portanto, há muito a fazer, inúmeros caminhos a constru
ir e pouco tempo para tantas transformações urgentes e
necessárias. O problema vem se agravando, dando sinais de
que o futuro já é o presente e de que a questão é bem m
ais séria do que imaginamos.
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